quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

SÉRIE PRESERVADOS: GEIV 28 # SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Monumento GEIV 28 - Foto: Blog  Nijna
  • Operador: FORÇA AÉREA BRASILEIRA
  • Modelo: Embraer 110 P1K (IC-95B)
  • Matrícula: FAB 2328 (cn 110452)
  • Município: São José dos Campos/SP
  • Local: Campus do CTA, em frente ao prédio do ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo)
Localização ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo) 

O FAB 2328 foi recebido pelo GEIV em 09/OUT/1984, onde permaneceu alocado até o fim da sua carreira. Nesta unidade ele voou aproximadamente 5.770 horas realizando aferições de procedimentos, homologações de auxílios à navegação aérea, entre muitos outros trabalhos pertinentes a esse Grupo Especial da Força Aérea Brasileira.

Com a chegada dos primeiros jatos Legacy (IC-50) em 2016, o GEIV iniciou um processo programado de retirada dos turboélices Bandeirante.

O FAB 2328 foi desativado em 18/ABR/2016, após 32 anos de bons serviços prestados para a aviação nacional. Nessas três décadas ele "vestiu" três versões de camuflagem utilizada pelas aeronaves da unidade.

Como forma de preservar a história da FAB e homenagear os que trabalham dia-e-noite para a manter o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foi criado o monumento onde agora repousa o "GEIV 28".

A estrutura com aproximadamente sete metros de altura, foi inaugurada em 25/JAN/18 com a presença de diversas autoridades, entre elas um dos responsáveis pelo projeto do Bandeirante, o ilustre Sr. Ozires Silva que, juntamente com o Cel Av Manoel Araújo da Costa Junior (Diretor do ICEA), descerraram uma placa onde lê-se “Que o amor pelo que fazemos seja sempre soberano, como as asas que protegem nosso país”. A frase foi escolhida através de um concurso cultural promovido pelo ICEA de autoria da civil Beatriz Faria Aragão, do efetivo daquele Instituto.

 
1 - FAB 2328 SDU (Jay Selman © OUT/1986)
2 - FAB 2328 MGF (Rodolfo Philipp © JAN/2003)

 
Fotos:
1 - Sr. Ozires Silva e Cel Av Manoel Araújo da Costa Junior (Diretor do ICEA)
2 - Monumento GEIV 28 ( Blog  Nijna )



Outros tópicos de interesse:

.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................