terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

HISTÓRIA: UNEX LINHAS AÉREAS (1997 - 1999)



UNIVERSAL EXPRESS LINHAS AÉREAS ou simplesmente UNEX, foi mais uma companhia aérea de passagem meteórica na história da aviação brasileira.
Com sede no Aeroporto Internacional de Campinas/SP (VCP) a empresa iniciou as atividades em OUT/1997, atuando principalmente no segmento de voos corporativos com serviços diferenciados, fretamentos turísticos e transporte de cargas.

A frota era composta por dois ATR42-300 recebidos da. Pantanal em NOV/1997, PT-MFF (cn 384) e PT-MFG (cn 388).


PT-MFG em POA (Eduardo Ludwig © 1998)
Os aviões podiam ser configurados de acordo com as necessidades dos clientes.

  • VIP ( 8 assentos de primeira classe, 22 de executiva e 1.800 kg (carga/bagagens);
  • MISTA (34 passageiros e 1.800 kg (carga);
  • FULL PAX (47 assentos);
  • FULL CARGO (4.750 kg)

Propaganda da UNEX chamando a atenção para os serviços diferenciados.
Um dos primeiro contratos da empresa foi com a norte-americana FEDEX,  para quem transportava cargas de madrugada entre Porto Alegre/RS e Campinas/SP. Os vôos UNEX 5384/5385 (VCP-POA-VCP) iniciaram duas vezes por semana, e pouco tempo depois passaram a ser diários.

Muitos clientes da UNEX tiveram as logomarcas aplicadas nos aviões: CEMIG (NOV/1997), banda SPC alusivo aos 2 milhões de discos vendidos (FEV/1998), time de futebol da Ponte Preta (JUL/1998), cantor Netinho (JUL/1998), Festa de Peão de Barretos (JUL/1998), Volkswagem (NOV/1998), FORD (DEZ/1998), OPEL (1998), entre outros. No caso da Festa de Peão de Barretos/SP, abaixo do nome da empresa foi acrescentada a frase “Country Air Service”. 

PT-MFF com adesivo SPC (Paulo Berger © 1998)

 
1) PT-MFF adesivo OPEL (Rosvalmir Afonso Delagassa © CWB 1998)
2) PT-MFG adesivo "Country Air Service" (Fábio Luís Fonseca © CGH 998)

Internamente as aeronaves eram preparadas com detalhes como encosto de cabeça dos assentos personalizados, serviço de bordo diferenciado conforme a solicitação do cliente, pins com a logomarca do cliente nos uniformes das comissárias e até o speech da tripulação era de acordo com o evento.

 PT-MFF adesivo Ponte Preta e uniforme personalizado da comissária (Revista Placar © OUT/98)

Em 1998 um pool  de agencias de viagens contratou com a UNEX para transportar turistas de Porto Alegre/RS e Curitiba/PR para Caldas Novas/GO, região conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo. Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Angra dos Reis/RJ, Porto Seguro/BA, entre outros, foram alguns destinos de voos corporativos exclusivos operados pela empresa. 

Em SET/1998 a UNEX divulgou dados estatísticos dos primeiros onze meses de operação, período em que foram realizados 430 fretamentos. 

PT-MFG em CGH (Benito Latorre © 1998)

O ano de 1999 começou com a desvalorização do real em relação ao dólar, moeda que indexava os contratos de leasing das aeronaves. A UNEX de pronto acusou o golpe e em FEV/99 encerrou as atividades devolvendo as aeronaves para a proprietária ATR. 

Em 14/MAR/1999 o PT-MFG foi fotografado no Aeroporto do Faro/Portugal (FAO) durante escala técnica rumo a França e o  PT-MFF foi visto em 17/MAR/99 decolando de Congonhas/SP (CGH) inciando o translado até  Montepellier/França, com escalas em Recife/PE (REC), Ilha do Sal/Cabo Verde (SID) e Faro/Portugal (FAO), onde chegou poucos dias após.

     Vida operacional dos ATR42-300 da UNEX:

      PT-MFF (cn 384)

  • SET/1994 Primeiro voo (F-WWEG)
  • FEV/1995 Pantanal Linhas Aereas (PT-MFF)
  • OUT/1997 UNEX (PT-MFF)
  • DEZ/1999 Precision Air Services (5H-PAG) 
5H-PAG (ex.PT-MFF) em NBO 2007 - Mutzair © via JetPhotos

      PT-MFG (cn 388)

  • JAN/1995 Primeiro voo (F-WWLA)
  • FEV/1995 Pantanal Linhas Aereas (PT-MFG)
  • OUT/1997 UNEX (PT-MFG)
  • JUL/1999 ACES Colombia (VP-BOI)
  • AGO/2003 Air Deccan (VT-ADA)
  • NOV/2007 Returned to lessor
  • SET/2008 Buddha Air (9N-AIM)


9N-AIM (ex.PT-MFG) em KTM 2015 - Dave Jafferys © via Flickr


Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................