terça-feira, 2 de janeiro de 2018

FRAPORT ASSUME OS AEROPORTOS DE PORTO ALEGRE E FORTALEZA

As 00:01 LT (02:01UTC) desta terça-feira 02/JAN/2018 a INFRAERO entregou para a FRAPORT BRASIL a administração do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS (SBPA / POA). A nova concessionária administrará o aeroporto da capital gaúcha por 25 anos.
Devido a diferença do horário de verão, as 00:01 LT (03:01UTC) deste mesmo dia  02/JAN/2018 o Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza/CE (SBFZ/FOR), também passa para a FRAPORT BRASIL, cuja concessão será de 30 anos.

A INFRAERO administrava ambos terminais desde JAN/1974 e naturalmente ao longo deste período ocorreram investimentos, melhorias e ampliações. Os últimos partidos que passaram pelo Governo Federal implementaram indicações meramente políticas, em detrimento das competências técnicas, e tornaram os cargos de alto escalão da estatal um desfile de apadrinhados. O resultado não poderia ser outro senão tornar a Infraero uma empresa lenta, engessada, burocrática e que muda seus projetos a cada eleição. Lá na ponta, de frente para o cliente, estavam os funcionários operacionais, técnicos e administrativos dos terminais de POA e FOR. Estes saem com a sensação do dever cumprido, pois sabem que fizeram o que estava ao seu alcance e, principalmente, ao seu tempo.

Em POA os primeiros movimento sob a administração da FRAPORT foi:

> POUSO: TAM | A320 (PR-MYJ) | TAM 3739 GRU-POA ARR 02:05z
> DECOLAGEM: GOL | B73GW (PR-GGU) | GOL 9064 POA-GRU DEP 02:47z


Fraport Brasil

A Fraport Brasil – Porto Alegre e a Fraport Brasil - Fortaleza são subsidiárias da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que oferece uma gama completa de serviços integrados de gerenciamento e consultoria.

A Fraport AG, proprietária e operadora do aeroporto de Frankfurt, maior aeroporto da Alemanha com mais de 60 milhões de passageiros por ano, é uma empresa altamente experiente em operações aeroportuárias em âmbito mundial. Seu portfólio inclui 30 aeroportos pelo mundo.

Em um processo de licitação internacional, no qual o Governo Federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada, a Fraport AG conquistou a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente. A partir de então, a Fraport Brasil – Porto Alegre e a Fraport Brasil – Fortaleza foram estabelecidas tendo como objetivo a criação de dois aeroportos modernos, eficientes e focados no cliente.


Fraport Brasil - Porto Alegre


Porto Alegre é uma cidade com localização estratégica no Brasil. Porta de entrada para a Região Sul, o aeroporto tem papel essencial na integração dos países do Cone Sul.

Em 1951 o Aeródromo de São João ganhou o nome de Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho, que se destacou como ministro do Trabalho e ministro da Aeronáutica.

O novo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi inaugurado em 2001.

Em março de 2017, na quarta rodada de concessões de aeroportos brasileiros, o Governo Federal concedeu o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Fraport AG.


Fraport Brasil -  Fortaleza Airport



Em 1952, a antiga Base do Cocorote recebeu o nome de Aeroporto Pinto Martins, em homenagem ao piloto cearense Euclydes Pinto Martins, que realizou o primeiro voo entre Nova York e Rio de Janeiro.

O novo Terminal de Logística de Carga (TECA) foi inaugurado em 2009.

Em março de 2017, na quarta rodada de concessões de aeroportos brasileiros, o Governo Federal concedeu o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Fraport AG.

O aeroporto possui um grande potencial, que é reforçado pelo desenvolvimento econômico de Fortaleza e do Ceará, assim como a localização geográfica estratégica do estado como possível ponto de entrada da Europa e América do Norte para o Brasil.


Movimentos dos meses anteriores:

.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................