sábado, 25 de novembro de 2017

RIO CARGO "DESAPEGA" DO BOEING 727 PR-RLJ

Imagem retirada do anúncio no Site OLX (NOV/2017)

Em meados do ano passado a RIO LINHAS AÉREAS suspendeu totalmente as operações aéreas. Naquele momento a frota contabilizava sete aeronaves, poucas em condições de voo.
Parte dos aviões foi negociada com a Sideral Cargo, que ficou com dois B727 (PR-IOB, PR-IOC) e o B737 (PP-WSA). Os demais B727 (PR-RLJ, PR-IOD, PR-IOF e PR-IOG) estão "groundeados" em Curitiba/PR (CWB), alguns "canibalizados", sem motores e outros componentes há muitos anos.

Entre os "depenados" está o primeiro avião da empresa, o Boeing 727-200 prefixo PR-RLJ (cn 21513), recebido em DEZ/2008. Ele foi utilizado nas etapas finais para a certificação da empresa, incluindo o voo de homologação realizado em MAI/2009 na rota Curitiba-Porto Alegre-Curitiba.

Antes de vir para o Brasil o "Romeo-Lima-Julliet",  fabricado em JUL/1978, voou transportando passageiros na PSA (Pacific Southwest Airlines), Piedmont Airlines, USAir e American Trans Air. Em OUT/1996 foi convertido para cagueiro para a Kitty Hawk AirCargo, onde voou como N751US até o fechamento da empresa em JAN/2008. Está parado em Curitiba desde aproximadamente MAR/2013, quando foi visto sem o motor 2 e desde então não há relatos de retorno ao voo.

Desde o mes passado (OUT/2017) o clássico trijato está anunciado no conhecido site de vendas OLX. Com lance mínimo de R$100 mil o anúncio trás a seguinte descrição: "Aeronave sem motores, fora de serviço, retirada de operação, sem condições de retorno à operação (Não-aeronavegável). Ideal para demonstração estática ou treinamento." Veja o anúncio AQUI.

Em seu melhor período a  Rio Linhas Aéreas chegou a ter 14 jatos (nem todos operacionais), incluindo dois Boeing 767-200F. Como muitas empresas que fecharam as portas, ela definhou lentamente até a insolvência, devolvendo aviões para os proprietários e repassando outros. Apesar de importante para o start-up da companhia, o PR-RLJ se tornou um passivo valioso para os administradores da Rio, que decidiram vendê-lo, ou melhor "desapegar", de acordo com o slogan do Site OLX em seus comercias.


Abaixo três momentos da história do Boeing 727-200F, PR-RLJ (cn 21513), na RIO LINHAS AÉREAS.

N751US chegando para revisão em pintura na VEM POA. (DEZ/2008)

N751US revisado e pronto para entrar em serviço (CWB # ABR/2009)

PR-RLJ fora de serviço (CWB # AGO/2013)

Anúncio nos bons tempo da empresa (Revista Flpa Internacional)

Fotos: Fábio Luís Fonseca - Site AeroEntusiasta (POA 2008), Alexander Raff-Lehner (CWB 2009) e Rosvalmir Afonso Delagassa (CWB 2013).
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................